4º Melhor Alimento do Mundo

4º Melhor Alimento do Mundo

Quinoa

Originária das alturas dos Andes e conservada por quechuas e aymarás, com suas 3.120 variedades.
A quinoa apresenta um bom resultado como cultura de verão nas entressafras; por ser botanicamente diferente das espécies nativas, é mais resistente às pragas e doenças que ficam nos restos de cultura e plantas espontâneas, diminuindo seu impacto negativo.
Cada 100g de quinoa contêm 15g de proteínas 68g de carboidratos, 9,5mg de ferro, 286mg de fósforo, 112mg de cálcio, 5g de fibras e 335kcal. A composição pode variar um pouco, em razão da diversidade de sementes. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a quinoa é um dos alimentos mais completos que existem.

A quinoa não contém glúten.
A quinoa pode substituir o trigo na produção de farinha, a soja na produção de óleo, o milho para biodiesel e o arroz na alimentação.
Quinoa é uma pequena semente em forma redonda, que vem em uma variedade de cores de amarelo para vermelho.

Quinoa é um alimento popular entre os vegetarianos, pois fornece o conjunto completo de aminoácidos essenciais. Além de ser uma excelente fonte de Proteína, Vitamina B1 (Tiamina), Vitamina B2 (riboflavina), Vitamina B6, Vitamina B9 (ácido fólico), Fibra dietética, magnésio, Fósforo, Manganês, Selênio, Ferro, Potássio, Cobre, Zinco.

Quinoa Benefícios da Quinoa para Saúde:

1. Aumento da função imune
2. Proteção contra doenças cardíacas
3. Retardar o envelhecimento
4. Reparo do DNA e Proteção
5. Alívio da Doença Cardiovascular
6. Alívio da Hipertensão (Alta Pressão Sangüínea)
7. Promovido Saúde dos Olhos
8. Proteção de Alzheimer
9. Proteção Osteoporose
10. Redução do Risco de Diabetes Tipo II
11. Redução da freqüência de enxaqueca
12. Alívio da Síndrome Pré-Menstrual (TPM)
13. Proteção antioxidante
14. Prevenção de crises de epilepsia
15. Alívio do resfriado comum
16. Prevenção de Alopecia (Ponto calvície)

Como escolher Quinoa
Quinoa pode ser encontrada na maioria dos supermercados, lojas de saúde. A maioria das quinoa adquiridas fora da América do Norte precisa ter as saponinas removido. As saponinas são um revestimento amargo natural encontrado na quinoa. Mergulhe quinoa por 1-2 horas na água, em seguida mude a água, molhe novamente e enxague. Este processo vai eliminar as saponinas e sua amargura.

Como conservar Quinoa:
Como grãos, quinoa deve ser armazenado em um recipiente hermético, longe da luz. Congelar quinoa para armazenamento a longo prazo.





Ainda pouco presente no prato brasileiro, é um alimento com perfil nutricional completo, incluindo carboidratos, fibras solúveis e insolúveis, vitaminas do complexo B (como a riboflavina), minerais (como ferro, fósforo, cobre, magnésio, manganês, cálcio), ácidos graxos e aminoácidos essenciais.
Qualquer pessoa pode consumir o grão, que não possui glúten.



INDICADA PARA CELÍACOS
A quinoa é isenta de glúten. Quem é sensível à proteína, não precisa se sacrificar, mas mudar. Por exemplo, em vez de comer pão de trigo, consumir preparações com quinoa. Ao contrário de muitos alimentos de origem vegetal, é também uma proteína completa.




INDICADA PARA VEGETARIANOS E VEGANOS
Os Veganos (consomem apenas alimentos de origem vegetal, excluindo carne bovina, frango, peixes, ovos, leite e derivados), lacto-vegetarianos, ovo-lacto-vegetarianos, semi-vegetarianos… Em qualquer dessas situações, a dieta, quando bem planejada, pode incluir a quinoa, que contém um perfil nutricional completo (carboidratos, fibras solúveis e insolúveis, vitaminas do complexo B (riboflavina), minerais (ferro, fósforo, cobre, magnésio, manganês, cálcio), ácidos graxos, aminoácidos essenciais. Incrementar a dieta com preparações que levem o grão torna-se uma versátil e nutritiva escolha.




INDICADA PARA DIABÉTICOS
Consumir mais fibras e carboidratos completos e incrementar com minerais e gorduras insaturadas estão entre as recomendações para o controle e prevenção da resistência à insulina. E a quinoa é uma boa opção. O consumo de grãos integrais de forma regular reduz o risco de DM tipo 2/resistência à insulina. Cereais integrais melhoram a sensibilidade à insulina, diminuindo o índice glicêmico da dieta, aumentando seu conteúdo de fibra e magnésio. Já a quinoa é fonte de magnésio, mineral que atua como um co-fator para mais de 300 enzimas envolvidas na utilização de glicose e secreção de insulina.
Em estudos recentes, dietas com maior ingestão de fibra dietética tiveram um risco 29% inferior de doença cardiovascular em comparação com aqueles com menor ingestão de fibras.




INDICADA PARA IDOSOS
A quinoa estimula o fortalecimento do sistema imunológico, pelos minerais e vitaminas que possui. O consumo pode melhorar a fadiga e a depressão por ter triptofano, um aminoácido necessário à produção de serotonina. De sabor agradável, pode ser servida como ingrediente de alimentos doces quanto salgados.




INDICADA PARA PRATICANTES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS
O grão é e pode fazer parte da dieta de atletas, antes e depois dos treinos. Ela fornece carboidratos, principal fonte energética, e aminoácidos essenciais, necessários à manutenção e formação de massa muscular.


                                                                                                   by Solrac

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Vistas

Página no facebook